quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Músculos tônicos e fásicos

Boa noite pessoal, a postagem inicial é sobre um assunto que gera muita dúvida nos estudantes de Fisioterapia e até mesmo naqueles que já estão formados, pois geralmente cai em concurso e na hora de responder a questão acontece o famoso branco. 
Então vamos lá! Como diferenciar os músculos Tônicos e Fásicos?
Para isso é necessário entender as suas características morfofuncionais e diferenças.
Os músculos TÔNICOS são os músculos posturais (sustentação), suas fibras são do tipo I, a produção de energia ocorre através da anaerobiose e por isso é de contração lenta.
Já os músculos FÁSICOS são os músculos de contração rápida, fibras tipo II e a produção de energia ocorre de forma aeróbica. 
Para memorização é só pensar da seguinte forma:
Tô um lento- Tônicos
Fá dois rápido- Fásicos

Comigo deu certo, espero que com vocês também. Mas o ideal é cada um criar sua forma de memorização, aí sim você não irá mais se confundir!

9 comentários:

  1. Nem sou estudante de fisioterapia, mas gostei do post!! Bjinhos... Já compartilhando!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, que bom que gostou, espero que seja útil. bjoss

      Excluir
  2. Muito bom Inglis! Parabéns pelo post e blog, muito objetivo e útil.
    Adorei o macete haha

    ResponderExcluir
  3. Músculo de contração lenta não é a base de oxigênio? Ex: maratonistas. Conseguem energia através da a aerobiose. E músculo de contração rápida seria através da a aerobiose, pois usa atp, glicogênio como fonte de energia. Poderia me explicar. Fica com Deus, um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Músculo de contração lenta não é a base de oxigênio? Ex: maratonistas. Conseguem energia através da a aerobiose. E músculo de contração rápida seria através da a aerobiose, pois usa atp, glicogênio como fonte de energia. Poderia me explicar. Fica com Deus, um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, porém, você cometeu um equívoco, quanto as vias energéticas das fibras.As fibras tipo I ocorre pela via aeróbia e as fibras tipo II pela via anaeróbia.Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom não vou esquecer mais!!!! Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. fibras do tipo I é aerobica e tipo II anaerobica, apenas corrigindo haha

    ResponderExcluir